segunda-feira, 21 de abril de 2008

- Fundação Calouste Gulbenkian promoveu o 1º Encontro de Projectos de Formação Parental


No passado dia 3 de Abril, decorreu nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, a primeira reunião de acompanhamento dos Projectos de Formação Parental, desenvolvidos no âmbito do Programa Crianças e Jovens em Risco.
Neste dia reuniram-se os oito projectos aprovados em candidatura, (“Escola de Pais”, “Espaço Família”, “Laço”, “NovaMente”, “Novas Oportunidades Parentais”, “Para Pais sobre Filhos”, “Rede de Intervenção na Família” e “SAFER – Serviço de Apoio à Família em Risco”) que actuam nas três áreas geográficas consideradas prioritárias (Lisboa, Setúbal e Sintra), bem como o projecto-piloto “Com as Crianças e as Famílias” (Associação Passo a Passo – Amadora).
Esta sessão teve como principal objectivo a apresentação dos projectos, no sentido de dar a conhecer as actividades realizadas por de cada projecto, definir critérios e formas de acompanhamento técnico, bem como, metodologias avaliativas.

- Escola de Pais reforça formação técnica da sua equipa

Sendo a formação técnica uma das principais preocupações na adequação das respostas à problemática das Crianças e Jovens em Risco, o projecto Escola de Pais promoveu no passado dia 12 de Março uma acção de formação subordinada ao tema “A Teoria de Vinculação de Bowlby - A vinculação como factor protector”.
A formação, proferida pela Dra. Renata Benavente (psicóloga clínica e doutoranda da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa), teve como objectivo reforçar os técnicos de conhecimentos essenciais para a operacionalização das actividades do projecto. Na sessão estiveram presentes a equipa técnica do projecto, bem como técnicos da comissão restrita da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sintra Oriental.

- O Projecto Escola de Pais


O Projecto Escola de Pais é dinamizado pela Junta de Freguesia de Monte Abraão, pela Associação Margens - Associação para a Intervenção em Exclusão Social e Comportamento Desviante e pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sintra Oriental, tendo surgido da candidatura ao “Programa Crianças e Jovens em Risco” da Fundação Calouste Gulbenkian, com a coordenação cientifica do Prof. Daniel Sampaio.
Este programa, com o objectivo de investir na formação dos pais de forma a evitar a institucionalização de crianças e jovens, obteve cerca de cem candidaturas nacionais, tendo sido aprovadas oito, das quais destacamos o nosso projecto - Escola de Pais.
O Escola de Pais tem como objectivo primordial melhorar e promover a qualidade da relação parental, procurando minimizar situações de risco para as crianças e jovens de Monte Abraão (área geográfica de intervenção do projecto) e, consequentemente, incentivar as famílias para um desenvolvimento saudável, ajustado e adaptado aos menores. Este projecto vem, desta forma, responder a uma das necessidades, há muito identificada como prioritária, da Freguesia de Monte Abraão.
Salientamos que a intervenção baseia-se na Teoria da Vinculação de Bowlby, sendo as actividades operacionalizadas por uma equipa multidisciplinar de cinco elementos (formações académicas em Psicologia e Serviço Social).
O nosso projecto teve o seu inicio no passado mês de Março, e irá prolongar-se até Dezembro de 2010.