quinta-feira, 29 de maio de 2008

I Formação Parental foi um sucesso...

A necessidade de complementar as actividades do “Escola de Pais” com acções de Formação Parental assume uma importância extrema, tendo nascido da sensibilização do papel que pais/cuidadores têm no desenvolvimento dos filhos, sendo que os seus efeitos se reflectem em manifestações comportamentais diversas. Desta forma, procura-se fazer face ao já provado na literatura que se debruça sobre estas matérias, nomeadamente favorecer um saudável desenvolvimento da criança, tendo em conta que os resultados alcançados a este nível dependem dos padrões de interacção familiar, bem como das experiências e vivências proporcionadas à criança.
A família, em particular, e, em particular, as figuras de referência na vida da criança, são comummente e tradicionalmente olhados como os primeiros prestadores de cuidados, assumindo uma função primordial no que concerne à organização e definição de modelos de comportamento, assim como enquanto os verdadeiros disciplinadores e primeiros agentes de socialização. Contudo, sabemos que não se trata de um papel fácil de interpretar, uma vez que não existem fórmulas mágicas ou padrões ideais que possam servir de modelo normativo para o desempenho da função. É, justamente, neste sentido que a “Escola de Pais” pretende operar, passando às (suas) famílias a mensagem de que o desenvolvimento profícuo das crianças não traduz mais do que o reflexo do investimento que é feito sobre elas!
Nesta conformidade o projecto “Escola de Pais” promoveu, no passado dia 28 de Maio, a I Sessão de Formação Parental Alargada, sob o tema Desenvolvimento das crianças e jovens – que necessidades? contando com 20 presenças, das quais se destacam 15 prestadores de cuidados integrados no Projecto.
A formação, proferida pela Dra Renata Benavente, psicóloga clínica e supervisora do projecto e, pela psicóloga estagiária de Psicologia Forense e da Exclusão Social Márcia Moniz, teve como objectivo dotar as famílias de conhecimentos relacionados com a importância da relação de vinculação na infância, bem como, as diferentes fases do desenvolvimento na adolescência e, alterações relacionais em contexto familiar, com pares e comunidade.
No final da formação foi proporcionado um momento reflexivo onde os participantes tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Melhores Pais, Menos Crianças em Risco.

retirado da Newsletter Abril 2008, Fundação Calouste Gulbenkian - "O tempo da vida"

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Escola de Pais comemora o Dia Internacional da Família


Assinala-se a 15 de Maio, o Dia Internacional da Família, proclamado pela Resolução n.º47/237 de 20 de Setembro, pela Assembleia-Geral da ONU.

Pretende-se essencialmente apelar à comunidade para a importância da família enquanto base estruturante e fortificadora de um saudável convívio e harmonização da sociedade.

Nesta conformidade, o Projecto Escola de Pais, cujo cerne de toda a sua intervenção passa pela estruturação familiar enquanto impulsionador de um desenvolvimento saudável de todos os seus elementos, não podia deixar passar em branco um dia tão importante quanto este.

É com a família que partilhamos sonhos, alegrias, mágoas, tristezas…é na família que encontramos o nosso porto de abrigo quando a vida não nos sorri…é em família que vivemos e vivenciamos diferentes momentos e emoções, é portanto aqui, na (provavelmente) maior instituição do mundo, que construímos e cimentamos relações que têm um impacto fortíssimo no dia a dia do nosso quotidiano.

O Projecto Escola de Pais deseja um Feliz Dia Internacional da Família, encontrando-se de portas abertas para partilhar convosco sonhos, risos, lágrimas (…)


Vida em família é vida com referência

O nosso endereço de chegada,

assim como o de saída

sendo assim por toda a nossa vida

Tudo passa, todos passam

mas a família fica sempre

Ela é o veio da nossa substância

Ela é quem realmente tem importância

Desde a mais tenra idade

Da nossa infância à adolescência

De quando se amadurece até quando se envelhece

De quando se casa e uma nova família nasce...cresce.

Nossa descendência, nossa história

Nossa ascendência, nossos filhos

nova história, novas vidas, nova família

Se ainda tiver uma, preserve-a

Se um dia a perdeu, vá atrás dela

sem ela apenas é um indivíduo

com ela tem muito mais que somente um nome,

tem carinho, respeito e o amor de um grande coração

Um grande coração

de muitos corações

o maior dos corações

Um coração de família...

(Adaptado de José George Moura Alves)

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Desenvolvimento de Crianças e Jovens - Que necessidades?


A Escola de Pais irá desenvolver, durante o ano de 2008, acções de formação parental alargada de forma a promover junto de pais e educadores o desenvolvimento de diversas competências, ao nível pessoal, social e relacional.

As relações pais-filhos e as práticas parentais são hoje foco de uma atenção singular, face à sua importância no desenvolvimento infanto-juvenil.

Não só as relações são críticas para o desenvolvimento saudável, físico e psicológico, de filhos e pais, como a qualidade das práticas parentais pode ter um carácter preventivo de desajustamento e desvios naqueles que são educados (Marujo, 2002).

Deste modo, é nossa preocupação dotar os pais e educadores de informações pertinentes, de modo a, apetrechá-los de competências que se concretizem em formas saudáveis de educar.

As formações irão basear-se em necessidades e motivações apresentadas pelos pais, e terão por base literatura científica sobre cada tema.

Estas formações irão realizar-se na Rua Diogo Cão, nº 10 em Monte Abraão, e poderão participar todos os interessados (pais, educadores, famílias em geral…), mediante inscrição prévia, através 917352663 ou através do e-mail escola.pais@gmail.com (mencionar, por favor, nome, profissão e contacto telefónico).


No próximo dia 28 de Maio, pelas 18h30, irá decorrer a I Acção de Formação Parental Alargada sob o tema Desenvolvimento de Crianças e Jovens - Que necessidades?


[MARUJO, H. (2002), Treino de Pais: formas cientificas de educar para a felicidade, in Pretextos, Instituto para o Desenvolvimento Social, Lisboa.]

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Alienação Parental – uma problemática emergente na nossa sociedade…


No sentido de aprofundar os seus conhecimentos sobre a problemática da Alienação Parental, a equipa técnica do projecto “Escola de Pais” esteve presente no passado dia 6 de Maio, no Tribunal de Sintra, numa palestra subordinada ao tema.
A palestra foi proferida Dra. Maria Saldanha Pinto Ribeiro, psicóloga, e fundadora do Instituto Português de Mediação Familiar, da qual é presidente. Esta palestra surge da investigação realizada para a publicação do mais recente livro da Dra. Maria Ribeiro - “Amor de Pai", que incide sobre o conceito de alienação parental, um fenómeno ainda pouco divulgado, mas que muito preocupa quem intervém junto de crianças e jovens que vivem com pais separados.
No decurso da palestra, foi possível abordar as características do Síndrome da Alienação Parental, bem como as medidas a implementar para prevenir/atenuar as consequências deste fenómeno.

Equipa técnica do “Escola de Pais” participa na Conferência sobre Educação Parental (Triple P - Positive Parenting Program)

No passado dia 5 de Maio, a equipa técnica do Projecto Escola de Pais assistiu, no ISCTE, à conferência proferida pelo Professor Dr. Matt Sanders, da Universidade de Queensland (Austrália). Esta conferência foi subordinada à Educação Parental, concretamente no que diz respeito ao Triple P - Programa de Parentalidade Positiva.
O Triple P traduz-se num programa composto por vários níveis e, consiste numa estratégia de suporte parental e familiar, cujo objectivo assenta no aumento dos factores de protecção no contexto familiar e na redução dos factores de risco associados a famílias multi-problemáticas, ao mau trato parental e a problemas comportamentais e emocionais das crianças.
Este programa foi implementado com sucesso em vários países e, tem sido alvo de investigação intensiva.
Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Prof. Matt Sandres consulte:
Matt Sanders (http://www.psy.uq.edu.au/directory/?id=33
TRIPLE p - Positive Parenting Program (http://www.triplep.net/)