de alto-risco) que iremos apresentar, iniciou a fase de implementação em Março de 2008. Trata-se de um programa de formação parental denominado Escola de Pais que surgiu no âmbito de uma parceria dinamizada pela Associação Margens com várias instituições locais (ex: CPCJ, Universidade de Lisboa, Junta de Freguesia, escolas, centros de saúde) e o funcionamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Um dos objectivos deste projecto é testar uma metodologia inovadora de trabalho com famílias de alto-risco, combinando a intervenção domiciliária com sessões em sala. Estas sessões de formação parental baseiam-se na análise e reflexão de registos em vídeo (vídeo feedback) das interacções entre mãe-criança e têm por base, do ponto de vista conceptual, a Teoria da Vinculçao. Estão também a ser dinamizadas sessões temáticas para discussão de temas relaccionados com o desenvolvimento da criança, as práticas educativas e a gestão doméstica (Milheiriço, Benavente, Alves, Manuel, Luz, Vanessa & Pacheco, 2008). Uma das vertentes mais importantes deste projecto é a avaliação externa da intervenção designadamente no que concerne à mudança observada no contexto das relações diádicas. Espera-se, deste modo, validar as técnicas implementadas e fundamentar a necessidade de alargar o modelo de intervenção a outras populações e contextos."
Benavente, R. (2008). Formação Parental - Interrupção do mau trato e da negligência. Revista Pretextos, nº 32, pp.4-6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário