quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Encontro "Pensar na Crianças, Agir com a Família" – 10.Janeiro.2011

A Associação Margens e o MDV juntaram-se para o organizar o encontro "Pensar na Criança, Agir com a Família" com o objectivo de divulgar e reflectir com a rede parceira e com os restantes projectos do Programa Crianças e Jovens em Risco, financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, os resultados e as boas práticas desenvolvidas durante três anos no Concelho de Sintra.

O encontro irá ocorrer no próximo dia 10 de Janeiro e terá início às 9h30 no Palácio de Valenças, em Sintra.

A inscrição é gratuita e deverá ser confirmada para os emails safer@mdvida, escola.pais@gmail.com ou encontro.mdvmargens@gmail.com.

PROGRAMA

9h30 – Sessão de Abertura

- Dra. Graça Mira Delgado (Directora Executiva do Movimento Defesa da Vida)

- Dra. Susana Ramos (Presidente da Associação Margens)

Programa Crianças e Jovens em Risco

- Dr. Fernando Seara (Presidente da Câmara Municipal de Sintra) *

- Juíz Conselheiro Armando Leandro (Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco)

- Equipa técnica de acompanhamento aos projectos de Formação Parental (Professor Daniel Sampaio, Dra. Maria João Leote ou Dr. Hugo Cruz)

10h45 – Coffee Break

11h00 – Associação Margens: Escola de Pais – Vinculação na Família

- Dra. Andreia Santos

- Dra. Renata Benavente *

12h00 – Debate com intervenção dos parceiros Sintra Oriental

- Dra. Maria de Fátima Campos (Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão)

- Dra. Helena Vitória (Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sintra Oriental)

12h30 – Almoço

14h00 – MDV: SAFER – Serviço de Apoio a Famílias em Risco: Metodologia, Resultados, Avaliação e Boas Práticas

- Dra. Carmelita Dinis

- Dra. Daniela Paradinha

- Dra. Patrícia Chaleira

15h30 – Debate com intervenção dos parceiros Sintra Ocidental

- Dra. Teresa Villas (Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sintra Ocidental)

- Dra. Dina Macedo (Coordenadora da Equipa de Crianças e Jovens de Sintra) *

- Dra. Dina Andrês e Dra. Ana Cláudia Varanda (Presidente e Assistente Social da Junta de Freguesia de Montelavar)

16h00 – “Aquisição de Novas Práticas Parentais” – Projecto da Câmara Municipal de Sintra

- Responsável do Projecto *

16h45 – Debate

17h00 – Sessão de Encerramento

* A confirmar

Convivio de Natal 2011


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Alteração da data da FPA - O Divórcio

A acção de Formação Parental Alargada, agendada para hoje, dia 09 de Dezembro, sob o tema O Divórcio, foi alterada para o dia 16 de Dezembro de 2010 (Quinta-feira), pelas 18h30, no mesmo local. Compareçam! Contamos convosco!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Próximas Acções de Formação Parental Alargada

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Escola de Pais e, sob o mote "Viagem ao Mundo da Família", convidamos-vos a estarem presentes nas próximas acções de formação parental. As acções serão realizadas, como habitualmente, na Rua Diogo Cão, nº 10, em Monte Abraão, pelas 18h30.

  • 14 de Outubro - A criança pequena
  • 11 de Novembro - Saúde e Bem Estar dos Pais/ Saúde e Bem Estar dos Filhos
  • 18 de Novembro - A criança na Escola
  • 23 de Novembro - O Adolescente a Autonomia
  • 9 de Dezembro - O Divórcio

Apareçam , contamos convosco!

Fotografias A Vinda do Novo Bebé



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Vinda do Novo Bebé- Formação Parental Alargada


Amanhã irá realizar-se mais uma Acção de Formação Parental Alargada sob o tema " A Vinda do novo Bebé".
Como habitualmente a acção realizar-se-á, pelas 18h30, na Rua Diogo Cão, nº 10, em Monte Abraão.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

3º Encontro de Projectos FCG_Escola de Pais

No passado dia 1 de Julho realizou-se mais um encontro dos projectos de formação parental, financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian.
O encontro teve lugar no Gabinete de Apoio à Família, em Monte Abraão e, teve o desígnio de dar a conhecer a realidade interventiva da Escola de Pais, focando as potencialidades e constrangimentos, bem como reflectir sobre a sustentabilidade do mesmo.
No decorrer da manhã foram apresentadas as actividades e respectiva avaliação, bem como realizada a dinâmica "Conversas de Café" que potenciou a partilha de opiniões sobre três questões pertinentes, transversais às práticas interventivas dos 8 projectos presentes. No final, foi possível conhecer o testemunho de algumas prestadoras de cuidados sobre a sua participação na Escola de Pais.
Estiveram presentes elementos de sete projectos, bem como a equipa de acompanhamento técnico, Dra. Maria João Leote e Dr. Hugo Cruz.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Reflectindo a intervenção...


A 6 meses da conclusão da intervenção do Projecto Escola de Pais, enquanto projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, impera a necessidade de reflectir sobre a intervenção efectivada nos últimos dois anos e meio.

A dinâmica que tentámos implementar e projectámos em fase de candidatura tem-se vindo a revelar volátil no sentido da constante necessidade de ajustamento e reformulação.

O produto interventivo que hoje praticamos, mantém a mesma base teórica conceptual (Teoria da Vinculação de Bowlby) mas tem vindo a ser adaptada à realidade das nossas famílias, pois são a nossa prioridade e o "comandante" das nossas práticas.

No exercício das responsabilidades parentais deparamo-nos com uma multiplicidade de problemas, realidades e estratégias de educação que deverão ser respeitadas. Esta é a prática diária dos gestores de família que trabalham na Escola de Pais, surgindo quer como uma oportunidade quer como um constrangimento à intervenção.

terça-feira, 15 de junho de 2010

(Re)Pensando a formação técnica da equipa do Escola de Pais com o contributo da Dra Renata Benavente (Doutoranda em Psicologia Clínica)



A aprendizagem e a mudança terapêutica ocorrem no contexto de uma relação de base segura;

A qualidade da vinculação pais/criança, que pode mudar, desempenha um aspecto essencial na trajectória de vida da criança;

As intervenções devem basear-se no diagnóstico diferencial que por sua vez se alicerça nas teorias construídas em função investigação.

As mudanças duradouras decorrem no desenvolvimento de capacidades relacionais específicas dos pais e não da aprendizagem de técnicas de controlo dos comportamentos. As competências necessárias ao desenvolvimento de uma relação segura incluem:

-Competências de observações baseadas num modelo coerente acerca das necessidades de desenvolvimento da criança;
- Funcionamento reflexivo e a capacidade de participar num diálogo reflexivo;
- Disponibilidade para se envolver com a criança na sua regulação emocional;
- Empatia


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Escola de Pais assinala Dia da Criança


O Projecto Escola de Pais assinalou no passado dia 1 de Junho de 2010 o 60.º aniversário do Dia Mundial da Criança com a sua presença na emissão da Rádio Clube de Sintra, em directo da Escola Básica do 1.º Ciclo/ Jardim-de-Infância n.º 1 de Monte Abraão.

A iniciativa contou com a participação de diversas entidades com intervenção nas valências da infância e juventude, concretamente a Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão, Maria de Fátima Campos, a representante da Plataforma dos Direitos das Crianças, Susana Ramos, o Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro, Lurdes Santos, Directora do Agrupamento de Escolas Ruy Belo, Lurdes Veigas, representante do Agrupamento de Centros de Saúde X Cacém/ Queluz, Vanessa Luz, representante da Área Psicossocial da Junta de Freguesia de Monte Abraão, Tânia Manuel, representante do Projecto Raízes, Ana Pacheco, representante do projecto de formação parental Escola de Pais, e Cláudia Gomes a representar a Fundação Aragão Pinto.

terça-feira, 1 de junho de 2010



No dia 5 de Maio o projecto Escola de Pais comemorou o Dia da Mãe, uma data recheada de afectos que não poderia passar sem ser enaltecida. Assim foi realizada uma actividade de grupo, onde filhos e mães puderam confraternizar e expressar os seus sentimentos. Posteriormente realizou-se um pequeno lanche surpresa. Aqui ficam as fotografias...




domingo, 2 de maio de 2010

Dia da Mãe no Escola de Pais


No próximo dia 5 de Maio o projecto Escola de Pais irá comemorar o Dia da Mãe, uma data recheada de afectos que não poderia passar sem ser enaltecida. Assim irá ser realizada uma actividade de grupo, onde filhos e mães poderão confraternizar e expressar os seus sentimentos. Posteriormente será realizado um pequeno lanche surpresa. Brevemente serão colocadas fotografias...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Medidas de Apoio da Segurança Social

No passado dia 13 de Abril, realizou-se nas instalações da EB 2,3 Ruy Belo, a acção de formação "Medidas de Apoio da Segurança Social!". A sessão surgiu da parceria entre a Escola de Pais e a Rede Social da freguesia de Monte Abraão, e enquadrou-se nas acções de formação parental desenvolvidas pelo nosso projecto desde Março de 2008. A acção foi dinamizada pela Dra. Maria José Dias (Assistente Social do Instituto de Segurança Social) e contou com a presença de cerca de 30 prestadores de cuidados. No final da sessão foram distribuídos folhetos informativos.

sexta-feira, 19 de março de 2010

A importância da Vacinação


"Já se encontra agendada para o dia 31 de Março a próxima Acção de Formação Parental desenvolvida pela Escola de Pais! Desta vez iremos debater a importância da VACINAÇÃO! Esta acção será dinamizada pelo Centro de Saúde de Queluz, e decorrerá como habitualmente na Rua Diogo Cão, nº10! Compareça"

sexta-feira, 5 de março de 2010

A vantagem em (re)definir objectivos pessoais!




No passado dia 3 de Março, a Escola de Pais realizou mais uma acção de formação parental, desta vez subordinada ao tema " A vantagem em (re)definir objectivos pessoais!", sendo a mesma dinamizada pela Dra. Joana Mira (Choacher). Esta acção insere-se numa perspectiva de potenciação das capacidades individuais de cada prestador de cuidados, através do debate de ideias e definição de estratégias individuais.


segunda-feira, 1 de março de 2010

Sobre a Intervenção Domiciliária...

A intervenção ao nível domiciliário surge da necessidade de observar a interacção e a relação de vinculação da díade no setting de origem, bem como trabalhar algumas problemáticas pertinentes ao desenvolvimento saudável da criança.

Neste contexto, a intervenção domiciliária complementa a metodologia do Programa de Intervenção Individualizada com as Famílias, e tem como principal objectivo descodificar sentimentos e compreender a emergência de comportamentos, que se manifestam, quer na população-alvo, quer nos restantes elementos do agregado familiar. Esta intervenção permite fortalecer a relação terapêutica entre técnicos e famílias, potenciando os resultados da intervenção da Escola de Pais.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sobre a (in)Formação Parental…

A Formação Parental continua a assumir-se de extrema importância, causando um forte impacto em contexto familiar e favorecendo um saudável desenvolvimento da criança, considerando que os resultados alcançados ao nível do seu desenvolvimento dependem dos padrões de interacção familiar, bem como das experiências e vivências proporcionadas à criança.

A família em termos gerais, e especialmente os pais, têm sido tradicionalmente os primeiros prestadores de cuidados, os organizadores, os modelos de comportamento, os disciplinadores e os agentes de socialização, num papel evidente de educadores dos seus filhos. No entanto, e como ninguém se encontra preparado para desempenhar esta difícil tarefa, o projecto Escola de Pais continua a facultar aos pais e educadores informações pertinentes, de modo a apetrechá-los de competências que se concretizem em formas saudáveis de educar.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


A vantagem em (re)definir objectivos pessoais!, é o desafio da próxima acção de formação parental, promovida pela Escola de Pais e desenvolvida pela Dra. Joana Mira (Coacher). A acção será desenvolvida no próximo dia 3 de Março de 2010, pelas 18h00, na Rua Diogo Cão, nº 10, em Monte Abraão. Contamos com a sua presença, Compareça!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Comunicação Pais e Filhos e as Drogas...

No passado dia 13 de Janeiro, procedeu-se à dinamização de mais uma acção de formação parental alargada, promovida pela Escola de Pais e, desenvolvida pelo Instituto da Droga e Toxicodependência. A acção abordou os estilos comunicativos entre pais e filhos no que concerne ao problema do consumo das substâncias psicoactivas.
A acção foi dinamizada através da técnica de roleplaying, tornando-a divertida e de fácil apreensão de conceitos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Comunicação Pais-Filhos e as Drogas


No próximo dia 12 de Janeiro de 2010 irá dar-se continuidade às acções de Formação Parental Alargada da Escola de Pais, dinamizadas pelo Instituto da Droga e Toxicodependência. Esta será a 3ª acção, de um total de quatro, que abordam a problemática das substâncias psicoactivas. Esta formação versará sobre a "Comunicação Pais-Filhos e as Drogas" e, será dinamizada, como habitualmente, na Rua Diogo Cão nº 10, em Monte Abraão.

Como potenciar as nossas experiências...

No passado dia 06 de Janeiro, realizou-se mais uma das acções de Formação Parental dinamizadas pela Escola de Pais. Desta vez o tema versou sobre "Como potenciar as nossas experiências...". A acção contou com a presença de dez prestadores de cuidados que entusiasmadamente participaram nos exercícios aplicados pela Dra. Joana Mira.