quarta-feira, 16 de junho de 2010

Reflectindo a intervenção...


A 6 meses da conclusão da intervenção do Projecto Escola de Pais, enquanto projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, impera a necessidade de reflectir sobre a intervenção efectivada nos últimos dois anos e meio.

A dinâmica que tentámos implementar e projectámos em fase de candidatura tem-se vindo a revelar volátil no sentido da constante necessidade de ajustamento e reformulação.

O produto interventivo que hoje praticamos, mantém a mesma base teórica conceptual (Teoria da Vinculação de Bowlby) mas tem vindo a ser adaptada à realidade das nossas famílias, pois são a nossa prioridade e o "comandante" das nossas práticas.

No exercício das responsabilidades parentais deparamo-nos com uma multiplicidade de problemas, realidades e estratégias de educação que deverão ser respeitadas. Esta é a prática diária dos gestores de família que trabalham na Escola de Pais, surgindo quer como uma oportunidade quer como um constrangimento à intervenção.

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