terça-feira, 15 de junho de 2010

(Re)Pensando a formação técnica da equipa do Escola de Pais com o contributo da Dra Renata Benavente (Doutoranda em Psicologia Clínica)



A aprendizagem e a mudança terapêutica ocorrem no contexto de uma relação de base segura;

A qualidade da vinculação pais/criança, que pode mudar, desempenha um aspecto essencial na trajectória de vida da criança;

As intervenções devem basear-se no diagnóstico diferencial que por sua vez se alicerça nas teorias construídas em função investigação.

As mudanças duradouras decorrem no desenvolvimento de capacidades relacionais específicas dos pais e não da aprendizagem de técnicas de controlo dos comportamentos. As competências necessárias ao desenvolvimento de uma relação segura incluem:

-Competências de observações baseadas num modelo coerente acerca das necessidades de desenvolvimento da criança;
- Funcionamento reflexivo e a capacidade de participar num diálogo reflexivo;
- Disponibilidade para se envolver com a criança na sua regulação emocional;
- Empatia


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