A aprendizagem e a mudança terapêutica ocorrem no contexto de uma relação de base segura;
A qualidade da vinculação pais/criança, que pode mudar, desempenha um aspecto essencial na trajectória de vida da criança;
As intervenções devem basear-se no diagnóstico diferencial que por sua vez se alicerça nas teorias construídas em função investigação.
As mudanças duradouras decorrem no desenvolvimento de capacidades relacionais específicas dos pais e não da aprendizagem de técnicas de controlo dos comportamentos. As competências necessárias ao desenvolvimento de uma relação segura incluem:
-Competências de observações baseadas num modelo coerente acerca das necessidades de desenvolvimento da criança;
- Funcionamento reflexivo e a capacidade de participar num diálogo reflexivo;
- Disponibilidade para se envolver com a criança na sua regulação emocional;
- Empatia
A qualidade da vinculação pais/criança, que pode mudar, desempenha um aspecto essencial na trajectória de vida da criança;
As intervenções devem basear-se no diagnóstico diferencial que por sua vez se alicerça nas teorias construídas em função investigação.
As mudanças duradouras decorrem no desenvolvimento de capacidades relacionais específicas dos pais e não da aprendizagem de técnicas de controlo dos comportamentos. As competências necessárias ao desenvolvimento de uma relação segura incluem:
-Competências de observações baseadas num modelo coerente acerca das necessidades de desenvolvimento da criança;
- Funcionamento reflexivo e a capacidade de participar num diálogo reflexivo;
- Disponibilidade para se envolver com a criança na sua regulação emocional;
- Empatia
Nenhum comentário:
Postar um comentário